LAVE AS MÃOS, PELA SUA SAÚDE!

LAVE AS MÃOS, PELA SUA SAÚDE!

Ninguém tem uma bola de cristal no que diz respeito ao coronavírus, mas há um fato que é indiscutível: a lavagem frequente e cuidadosa das mãos é uma das melhores coisas que podemos fazer para impedir a propagação da doença.

Já ouviu esta recomendação inúmeras vezes, não já?. E como a lavagem das mãos não custa nada, não requer equipamentos especiais e também reduz drasticamente a propagação de outros germes, não há razão para não o fazermos.

Exceto, é claro, a lacuna intenção-comportamento. O que é isto?

A lacuna entre uma intenção e o comportamento, é a diferença entre o que esperamos fazer e o que realmente fazemos. Em pesquisas anteriores, apenas metade das pessoas com intenções positivas de adotar um comportamento saudável, o fizeram de facto.

Um exemplo > Eu sei que devo cantar os “Parabéns a você” duas vezes enquanto lavo as mãos, esfregando as unhas e entre os dedos. Mas tenho o hábito de apressar as coisas, em vez de me demorar um pouco no que estou a fazer. Acho que ainda não pertence ao clube de lavagem de mãos em 20 segundos. ?

Aqui estão duas sugestões, baseadas na ciência comportamental, para ultrapassar a lacuna intenção-comportamento.

Tente pensar nas pessoas da sua vida que serão beneficiadas se não ficar doente. O motivo para proteger os outros pode ser ainda mais poderoso do que o motivo para se proteger. Para mim, foi útil pensar em manter os meus Pais de 82 e 75 anos em segurança, não apenas contra o coronavírus, mas contra qualquer outra doença que esteja a circular nesta época do ano.

Tente identificar o principal obstáculo que atrapalha a sua ação e, em seguida, faça um plano para evitar ou ultrapassar esse obstáculo. Se, como eu,  se apressar a lavar as mãos, pode fazer o seguinte:

Quando lava as mãos, pensará em três coisas boas da sua vida e pelas quais é grat@!

A gratidão é um bálsamo para o corpo e a alma.

E as emoções positivas também são contagiosas.

Com coragem e gratidão,

Fonte: Characterlab



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *