KINTSUGI E MINDFULNESS​

KINTSUGI E MINDFULNESS​

Kintsugi é a antiga arte japonesa de reparar aquilo que está partido. Quando uma peça de cerâmica se parte, os mestres de Kintsugi restauram-na com folha de ouro, deixando o restauro bem visível, porque, para eles, uma peça reconstruída é símbolo de fragilidade, força e de beleza.

A cerâmica é frágil, forte e bonita, tudo ao mesmo tempo – tal como NÓS. E, tal como o kintsugi, a nossa vida, pode sofrer percalços, mas também pode recuperar, se soubermos como.

Aqui tem algumas estratégias que recomendo para começar a reconstruir a sua vida a partir dos pedaços  – quer se devam a um trauma passado, uma perda repentina ou apenas um mindset negativo:

• Pare de se julgar com tanta severidade – nós somos o nosso pior crítico. Comece a ter alguma compaixão por si.

• Lide com os seus obstáculos e adversidades como uma oportunidade de crescimento e reoriente a sua vida ou a sua perspetiva perante ela.

• Conecte-se com a sua força emocional, identificando e acolhendo sem julgamento as emoções que surgem ao longo do dia sem as tentar reprimir.

• Alivie a sua dor através da expressão artística, transformando-a em algo bonito. Embeleze as suas cicatrizes para que, quando as observar, se sinta mais forte e mais confiante.

Isto pode lembrar-lhe alguém que conhece. Se for o caso, encorajo-@ a telefonar-lhe e a dizer que o(a) compreende, que está lá para ele(a) – porque é exatamente nestas alturas em que nos debatemos com situações desafiantes, que precisamos de maiores doses de empatia, compreensão, apoio e compaixão. Partilhe a sua dor, partilhe a dor dele(a) e partilhe a sua cura como o melhor exemplo a seguir.

A minha esperança é que se sinta mais forte e mais bonito(a) porque se sentirá confiante na sua capacidade de superar as adversidades, aprender com elas e lidar com o que a vida lhe pôs à frente, sejam desafios, problemas ou imprevistos.

Convido-o a aplicar o Kintsugi lentamente, leve o seu tempo. Não queira fazer tudo logo de uma vez.

Perguntar-me-á como > Com Mindfulness – através desta prática contemplativa, aprendemos a dar tempo e espaço ao que a vida nos traz, adotamos uma postura mais ponderada e menos impulsiva, trabalhando a auto compaixão, a aceitação e a ternura por nós.

Boas práticas!

Saiba mais, falando connosco – info@bloomeditacao.com