DESCUBRA A TARTARUGA QUE HÁ EM SI

DESCUBRA A TARTARUGA QUE HÁ EM SI

DESACELERAR para SERENAR (SLOW down to CALM down)

Quando andamos demasiado depressa, a nossa saúde, relacionamentos e qualidade de vida são por norma afetados. Através do ato de Desacelerar, ganhamos a capacidade de estarmos presentes, desfrutar dos nossos relacionamentos e podemos encontrar um maior significado para a nossa vida.
O “Speed Check ”é um exercício rápido e fácil que nos ajuda a desacelerar.  Primeiro verificamos com que rapidez estamos a realizar uma tarefa e, em seguida, dá-nos ferramentas para abrandar se necessário, conectando-nos com a respiração e com o momento presente. O Speed Check pode ser feito a qualquer momento do dia e é particularmente benéfico durante os períodos de transição que são por norma acelerados – como por ex. o sair,  as refeições e o ir dormir.

Como se faz um “Speed Check”:

1. PARE o que estiver a fazer agora – não se preocupe, será por menos de um minuto!
– e tome consciência disso.

2. QUESTIONE-SE: Será que estou a fazer isto demasiado depressa? Seria possível fazê-lo mais devagar?

3. Se a resposta for sim (e é frequentemente), faça 5 RESPIRAÇÕES PROFUNDAS e retome o que estava a fazer, mais LENTAMENTE.

Desacelerar é tão simples quanto isto! Se repetido ao longo do tempo, permite-nos tomar consciência da velocidade em que vivemos e pode de facto ajudar-nos a criar o hábito de DESACELERAR – que está provado ser a fórmula certa para o ritmo certo em que devemos agir. Fazer menos, desconectar-se das tecnologias sempre que possível e integrar “rituais lentos” na sua vida tais como o Speed Check, é mais uma forma de “descobrir a tartaruga que há em si”.

Fonte : Dalai Lama Center| Heart Mindonline.org



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *